Especial férias 2012

As tão esperadas férias de verão chegaram e agora você não sabe o que fazer. Se viajou para a praia, não sai do esquema cadeira-mar-esteira, se ficou em casa, não larga do computador? Aqui vão algumas dicas pra você não morrer de tédio nas férias. 
Se você viajou para a praia
Não aguenta mais o circuito cadeira-mar-esteira? Aprenda a jogar frescobol em sete passos facinhos:
  1. Escolha um canto da praia que não esteja muito cheio para não correr o risco de acertar o rosto de alguém. Também não fique muuito perto da água: se as ondas levarem a bolinha, bye bye.
  2. Fique à distância de pelo menos oito passos largos do seu parceiro.
  3. Segure a raquete com todos os dedos, como se ela fosse um sorvete. Incline-a levemente para cima: você deve acertar a bola em um ângulo que a levante e, ao mesmo tempo, mande-a para a frente.
  4. Para não correr o risco de torções, mantenha a mão e o braço na mesma linha, sem "quebrar o pulso" na hora de bater na bolinha.
  5. Para acertar a bola com o centro da raquete, não tire os olhos dela. No começo, é difícil, mas você pega o jeito.
  6. Frescobol é um jogo de colaboração. Você não está jogando contra o parceiro, como acontece no tênis, e sim com ele. Por isso, mande a bola mais ou menos para perto da raquete do seu amigo sempre, ok?
  7. Acertou alguém? Tente não rir (se controle!), peça desculpas e saia de fininho.
Receitas para garantir o bronzeado!
Não é conversa de avó. Cenoura, papaia, manga, abóbora e afins trabalham mesmo em função do bronzeado. A mágica está em uma substância de cor amarelada chamada de betacaroteno, que se deposita na pele, dando um aspecto dourado ao corpo e ajudando a prolongar o bronzeado.
Bolo de cenoura com chocolate
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
Para o bolo
- 1 cenoura grande
- 2/3 xíc. (chá) de óleo
- 2 ovos
- 1 1/2 xíc. (chá) de farinha
- 1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
- 1 col. (sobremesa) de fermento
Para a cobertura

- 4 col. (sopa) de açúcar
- 2 col. (sopa) de margarina
- 1 col. (sopa) de leite
- 2 col. (sopa) de achocolatado em pó
Como fazer:
Bolo
- Antes de começar a fazer o bolo, ligue o forno para aquecê-lo.
- Jogue no liquidificador a cenoura, o óleo, os ovos  e o açúcar. Bata até ficar homogêneo.
- Coloque o fermento e mexa com uma espátula até que tudo se misture.
- Derrame a massa em uma fôrma untada com a farinha e margarina.
- Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 35 minutos.
(Só abra o forno para ver se o bolo está assando depois de 25 minutos, ou a receita desanda. Para saber se está cozido, enfie um palito no centro da assadeira. Tire e veja se ele já sai sequinho.)
Cobertura
- Leve o açúcar, a margarina, o leite e o achocolatado ao fogo. Mexa até borbulhar na lateral da panela.
- Jogue a calda em cima do bolo (o bolo e a calda devem estar quentes).
Creme de Papaia
Rendimento: 2 porções
Ingredientes:
- 1 mamão papaia
- 4 colheres de sorvete de creme
Como fazer:
- Bata o mamão e o sorvete no liquidificador.
- Despeje em taças.
- Se quiser, sirva com uma colher de chá de licor de cassis sobre cada taça.
Essa é pra quem quer investir 100% no betacaroteno
Vitamina Dourada
Ingredientes:
- 1/2 mamão papaia
- 1 cenoura
- 6 fatias finas de abóbora
- 1 copo de 240 ml de iogurte
- Cubos de gelo
Como fazer:
- Bata tudo no liquidificador e beba uma vez ao dia.
A chuva não para de cair? Nada de desesperos. (Vale para quem viajou ou não)
Tem muita coisa que se pode fazer dentro de casa. Por exemplo, assistir um filme! Aqui vão 5 dos meus favoritos:
Garota Mimada (Wild Child) - Comédia Romântica Nem Tão Romântica
 
Como o título diz, Poppy (Emma Roberts) é super mimada. Em uma festa que fez em sua casa, ela e seus amigos estragam os pertences da namorada do pai da menina. O pai, muito irritado, manda a garota para um internato para garotas na Inglaterra, com regras rígidas. Chegando lá, Poppy conhece Harriet, que acaba sendo sua arqui-inimiga. Harriet é apaixonada por Freddie, filho da diretora da escola. Detalhe: namoros são proibidos, principalmente se tratando do filho da diretora. Poppy não aguenta mais a escola, então tenta ser expulsa. Mesmo com tudo que a menina apronta (com a ajuda das suas colegas de quarto) ela não é expulsa. Decidida a sair de lá, ela resolve seduzir o tal Freddie. Após muitas reviravoltas, Poppy acaba se apaixonando pelo menino e é correspondida. Harriet fica louca da vida - óbvio- e arma uma vingança. Quando Poppy esquece o e-mail aberto, Harriet começa a mandar mensagens para as colegas de quarto da menina e para Freddie usando o nome de Poppy, nos e-mails ela só fala mal deles, que obviamente ficam bravos com Poppy. No meio disso tudo, tem um incêndio na escola, do qual Poppy é acusada. E eu falei demais. Droga. Agora, para saber o fim disso tudo você precisa ver o filme. 
Gente Grande (Grown Ups) - Comédia
Eu ri muito assistindo esse filme. Mas também não é para menos, Adam Sandler, Chris Rock, David Spade, Rob Schneider e Kevin James no mesmo filme é piadaria solta. Os cinco amigos de infância, que faziam parte do time de basquete da escola, se reencontram mais ou menos 30 anos depois, por conta do funeral do treinador do antigo time. No funeral, eles planejam passar uma semana juntos na casa do lago, junto com suas respectivas famílias. Mas o feriado de 4 de Julho promete muita diversão, que você vai assistir, assim que alugar/comprar/baixar o filme.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban) - Aventura
Eu amo esse filme. Esse, pra mim, é de longe o melhor filme da saga Harry Potter. É o terceiro ano de Hogwarts para Harry, Rony e Hermione. Porém, um grande perigo ronda o mundo dos bruxos, pois o suposto assassino Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então à prova de fugas. Para proteger a escola são mandados os guardas da mesma prisão, os Dementadores, criaturas que sugam a alma, alegria, eu ainda não entendi direito, das pessoas que se aproximam deles. Esses novos companheiros podem tanto melhorar quanto piorar a situação em que se encontra a escola. É nesse filme que os alunos tem aulas de Defesa Contra a Arte das Trevas com o professor Remo Lupin, lobisomem e antigo amigo de escola de Sirius Black e do pai de Harry, James Potter.
Cartas para Julieta (Letters To Juliet) - Comédia Romântica Mais Romântica do que Comédia
Sophie é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália com o noivo Victor para uma pré lua de mel. Em Verona, lugar onde se passa a história de Romeu e Julieta, Sophie percebe que o noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade, ela descobre um muro onde mulheres de todo o mundo vão e escrevem as tais cartas para julieta, na esperança de resolverem seus problemas amorosos, Sophie também descobre que essas mulheres tem suas cartas respondidas pelas mensageiras de Julieta. Ela então, resolve ajudá-las a retirar as cartas do muro e, sem querer, encontra uma carta de mais ou menos 50 anos escondida no muro. Sophie teima então que quer responder a carta, escrita por Claire Smith. Ela responde e a tal Claire aparece e decide que vai seguir o conselho de Sophie e procurar o seu amor da adolescência, Lorenzo Bartolini, mesmo tendo passado 50 anos e ela sendo viúva. Então, Sophie, Claire e seu neto, Charlie (que se declara contra a viagem desde o começo) saem pela Itália a procura de Lorenzo Bartolini. O que eles não pensaram é que iriam existir tanto Lorenzos por aí.
X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class) - Aventura
Anos 60. Charles Xavier (James McAvoy) é formado em teologia e filosofia e realiza um trabalho de pós-graduação junto às Nações Unidas. Na univesidade de Oxford ele conhece Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), filho de judeus que foram assassinados pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Erik apenas escapou graças ao seu poder mutante de controlar metais, que permitiu que fugisse para a França. Ao término da guerra, Erik passou a trabalhar como intérprete para a inteligência britânica, ajudando judeus a irem para um país recém fundado, hoje chamado Israel. Charles e Erik logo se tornam bons amigos, mantendo um respeito mútuo pela inteligência e ideais do outro. Em 1965, Charles decide usar seus poderes psíquicos para ensinar jovens alunos mutantes a usarem seus dons para fins pacíficos. Nasce a Escola para Jovens Superdotados, gerenciada pelos dois amigos.

Já viu todos os filmes que queria e a chuva não passa? Sem drama. Leia um livro! Pode parecer chato, mas pra mim, quando você lê um livro, você entra em um outro mundo (um que não tenha chuvas!). Aí vão alguns livros para não morrer de tédio:
A Droga da Obediência - Pedro Bandeira (Editora Moderna) - Aventura e Suspense
Eu amo a série de livros "Os Karas", do Pedro Bandeira, e esse é o primeiro livro. Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes - os Karas- enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. O título A Droga da Obediência é "uma metáfora que protestava contra a ditadura militar na qual eu vivi toda a minha vida de jovem adulto. O golpe militar ocorreu quando eu acabara de fazer 22 anos e só iria terminar em 1985, depois que eu tivesse feito 43". - explicou Pedro Bandeira. Caso você goste desse livro, indico também o resto da série Os Karas (nessa ordem): Pântano de Sangue - sobre o crime organizado que está agindo no Pantanal do Mato Grosso, Anjo da Morte (o meu favorito) - os Karas lutam contra o renascimento do nazismo, A Droga do Amor - em que o amor por Magrí (a única menina do grupo) pode significar o fim dos Karas e por fim, Droga de Americana! - em que Magrí é sequestrada no lugar da filha dos Estados Unidos.
Escaravelho do Diabo - Lúcia Machado de Almeida (Editora Ática) - Aventura Policial
Que relação podem ter os escaravelhos com a morte? E qual seria ainda a ligação deles com as pessoas ruivas? Aparentemente, nenhuma, mas o fato é que na cidade de Vista Alegre vários ruivos receberam um estranho escaravelho de presente e, pouco depois, apareceram mortos. Alberto, estudante de medicina e irmão de uma das vítimas, decidiu investigar o caso. E ele precisa agir rápido antes que aconteçam novos crimes. Mas o assassino também está alerta, e não é um detetive amador que vai impedi-lo de continuar distribuindo seus escaravelhos do diabo...Será que não vai mesmo? É o que você vai descobrir lendo esta sensacional aventura policial de Lúcia Machado de Almeida. Acompanhando a investigação de Alberto, você vai se sentir um verdadeiro detetive, à procura das pistas que o criminoso, sem querer, deixou em seu caminho.
Tamanho 42 Não é Gorda - Meg Cabot (Editora Galera Record) - Aventura
Heather Wells é uma cantora pop que  chegou a um ponto nada desejado da carreira artística: o fundo do poço. Nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com suas economias - e seu agente! Mas quando Heather arruma um trabalho de inspetora em uma faculdade, tudo muda...ou, pelo menos, é o que parece. Um crime inesperado leva-a a uma vida de aventuras e altas doses de adrenalina. Mas a vida de detetive é potencialmente perigosa e alguns riscos podem ser fatais. 

Eu não viajei e moro em São Paulo
OK, para quem vai ficar em São Paulo nesse mês de janeiro e está com medo de não ter nada para fazer durante as férias, aqui vão 8 programas baratos para curtir a cidade.
Kart
Trinta minutos de corrida custam a partir de R$50. Três endereços para andar de kart em São Paulo: aqui.
Música no Sesc
Neste mês, o Sesc terá shows de Criolo, Emicida, Ed Motta e Tiê, entre outros. Todos custam menos de R$20 para estudantes. Veja a programação e os endereços aqui.
Paintball
Entrar em "guerra" com os seus amigos acertando-os com tinta colorida custa a partir de R$20 por pessoa. Veja cinco endereços para praticar paintball aqui.
Feirinha da Liberdade
Aos sábados e domingos você encontra por lá tanto artesanato oriental quanto comidinhas como yakisoba e o takoyaki (aquele bolinho de polvo). Praça da Liberdade - Centro
Planetário do Ibirapuera
Com R$5, é possível assistir, aos sábados e domingos, a apresentações sobre o Sistema Solar e sobre o cosmonauta Yuri Gagarin, entre outras. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/ número - Parque Ibirapuera Telefone: (11) 5575-5425.
Prédio do Banespa
O topo do prédio oferece uma das visões mais legais de São Paulo. Ligue no telefone abaixo para confirmar se haverá visitação no dia em que você quiser ir até lá. Rua João Brícola, 24- Centro - (11) 3249-7466
Galeria do Rock
De discos antigos até camisetas dos Beatles, se você gosta de rock vai se divertir passando uma tarde por lá. Rua 24 de Maio, 62 - Centro , O site oficial.
Museu da Língua Portuguesa
Até o final do mês, o museu abriga uma exposição sobre o modernista Oswald de Andrade. Os ingressos custam R$6. Pça. da Luz, sem número - Bom Retiro,  o site oficial.
Não curtiu nenhum dos programas acima? Ok, ok, tem também os cinemas de São Paulo. Aproveite para conferir esses filmes em cartaz, com endereços e ingressos à venda no site Ingresso.com.
A Fera (Beastly) - com Vanessa Hudgens, Alex Pettyfer, Mary-Kate Olsen e Neil Patrick Harris
Coloquei os dois pôsteres promocionais pra vocês verem a mudança que acontece com o protagonista, Kyle (Alex Pettyfer). O filme é uma adaptação adolescente do clássico infantil A Bela e a Fera, com direito a prazo para a moça se apaixonar e afins. Kyle é mega arrogante e ele, como seu pai, acredita que só pessoas bonitas se dão bem na vida. Ele deixa bem claro o seu ponto de vista para a escola inteira e consegue irritar a feiticeira Kendra (Mary-Kate Olsen), que o transforma na Fera que você pode ver na primeira imagem. O rapaz tem então 1 ano, até a próxima primavera (flor mágica, lembra?), para ouvir um sincero "I love you".
Amanhecer - Parte 1 (Breaking Dawn - Part 1) - com Kristen Stewart, Taylor Lautner, Robert Pattinson e Ashley Greene
Após seu casamento, Bella e Edward viajam para o Rio de Janeiro para sua lua-de-mel, onde Bella descobre que está grávida. Mas a filha, Renesmee, coloca os Cullen contra o clã dos lobisomens, que julgam a bebê como uma ameaça mortal e decidem que ela deve ser eliminada antes mesmo de nascer, ou seja, querem matar a Bella. Não só os Cullen lutam contra os lobisomens, mas Jacob também. 
Missão Impossível - Protocolo Fantasma (Mission Impossible - Ghost Protocol) - com Tom Cruise, Jeremy Renner, Paula Patton e Jonathan Rys Meyers
A trama mostrará o agente secreto Ethan Hunt e seu time da força-tarefa Missão Impossível no papel de foragidos da justiça. Após serem acusados de um atentado a bomba na Rússia, Hunt e seu novo time precisam limpar o nome de sua agência quando o Presidente decreta o início do Protocolo Fantasma. Contando apenas com sua experiência e a ajuda do misterioso Brandt, Hunt deve trabalhar fora do radar do Governo, que os acusa de serem terroristas tentando iniciar uma Guerra Nuclear.
O Gato de Botas (Puss in Boots) - vozes de Antonio Banderas, Salma Hayek e Zack Galifianakis
Conheceremos o divertido Gato de Botas desde seu nascimento, como um fofo gatinho, até ele se tornar o felino visto em Shrek. No filme, Gato de Botas irá se juntar a mais dois amigos, Humpty e Kitty para tentar capturar a famosa e cobiçada galinha que põe ovo de ouro. Será que essa quadrilha vai conseguir concretizar o plano?

Que tal preparar um bolo de caneca ou alguns cupcakes?
Fala sério, quem nunca se imaginou preparando um bolo? Então aí vai uma receita fácil e rápida para um bolinho de caneca!
Rendimento: 5 unidades
Você vai precisar de:
1 ovo pequeno 
2 colheres (sopa) de açúcar 
2 colheres (chá) de chocolate em pó 
1/2 colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) de óleo
Comece colocando o ovo dentro de um potinho e misture com a ajuda de um garfo. Depois, adicione o açúcar, chocolate em pó e o óleo e misture. Lentamente, acrescente a farinha e o leite e misture novamente. Junte o fermento e mexa bem. Distribua o conteúdo nas canecas e leve, uma de cada vez, ao micro-ondas na potência máxima por 3 minutos. Pronto! 
Prefere os lidinhos dos cupcakes? Beleza, aí vai a receita para uma massa básica.
Rendimento: 12 unidades
Você vai precisar de:
8 ovos
270g de açúcar
200g de manteiga (sem sal de preferência)
240g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
Modo de preparo
1- Preaqueça o forno a 180 graus. 2- Bata as claras em neve e reserve. 3- Coloque em uma batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga e bata até obter um creme bem claro. 4- Sem parar de bater, acrescente a farinha e o fermento e continue batendo até obter uma mistura homogênea. 5- Desligue a batedeira e coloque as claras em neve. 6- Coloque a massa em forminhas e leve ao forno por 25 minutos ou até que esteja assada. 
Decoração
Essa a massa básica, então, seja criativa! Use pasta americana, chocolate granulado...enfim, a decoração do cupcake é com você! 
Receitinha extra! 
Aproveite para animar a preguiça das segundas-feiras, faça brigadeiros! 
Ingredientes
1 lata de leito condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
4 colheres de achocolatado em pó
Modo de preparo
-Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o achocolatado em pó.
-Cozinhe em fogo médio mexendo com uma colher de pau
-Cozinhe até o brigadeiro desgrudar da colher
-Deixe esfriar
Caso os seus amigos não tenham viajado 
Dê uma festa em casa! Não precisa ser necessariamente uma feesta, mas chame a sua galera mais próxima para assistir alguns dos filmes lá de cima, para botar o papo em dia, ou até mesmo uma super partida de Banco Imobiliário!
Mesmo que você resolva chamar o pessoal para um jogo de tabuleiro, é sempre bom ter comidinhas e bebidas à mão. Se você puder bancar, beleza, caso contrário, peça para cada um dos seus amigos levarem alguma coisinha. Se for fazer uma festa mesmo, com música e dança, prepare uma playlist animada, se for optar pelo bate-papo, faça uma mais relax, só para ficar de fundo, ou não faça mesmo. Se for fazer festão, dê uma decoradinha na sua casa. Não precisa fazer nada muito exagerado, aproveite as luzinhas de natal!

Fim!
Acho que com essas dicas, você não vai morrer de tédio nas férias. O que você achou dessa lista? Faltou alguma coisa? Deixe um comentário!


Bibliografia
"Se você viajou para a praia"
- Revista Capricho, edição número 1138, 18 de dezembro de 2011, página 82.
- Imagem: Google Imagens
"Receitas para garantir o bronzeado!"
- Site da revista Capricho, especial Vire Abóbora
- Imagens: mesmo site da Capricho
"A chuva não para de cair? Nada de desesperos."
- Imagens: Google Imagens
"Eu não viajei e moro em São Paulo"
- Jornal Folha de S. Paulo do dia 2 de janeiro de 2012, página E4
- Site Ingresso.com
- Imagens: Google Imagens
"Que tal preparar um bolo de caneca ou alguns cupcakes?"
- Larousse de Cupcakes, Janaína Suconic, página 132
- Imagens: mesmos sites da Capricho e Google Imagens
"Caso os seus amigos não tenham viajado"
- Imagem: mesmo site da Capricho

2 comentários:

  1. Adorei Isa!!!
    Boas Férias!!!
    Trin-Trin só o 7ºE entende
    bjuuus

    ResponderExcluir
  2. adooooooooooooooooooooorei !!!!!!

    ResponderExcluir

Me tire do tédio! Anda logo! Comenta!!